terça-feira, 12 de abril de 2011

Action Figures

Um action-figure (figura de ação) é uma figura plástica posável de um personagem, frequentemente de filmes, de video-games, ou de programas de televisão.

História

O termo action-figure ou figura de ação foi usado primeiramente pela Hasbro em 1964, ao introduzir sua linha G.I. Joe. Até o momento só havia as chamadas "dolls" pelos norte-americanos, que eram bonecas ou bichos de pelúcia feitos especialmente para as meninas. Daí criou-se a necessidade de um novo termo para os brinquedos para os meninos.
G.I. Joe, que foi idéia de Stan Weston, era inicialmente uma linha de figuras de ação de tema militar na escala 1:6. Era possível trocar a roupa e o equipamento do boneco, com acessórios inclusos ou vendidos separadamente, como nos bonecos e bonecas para meninas, mas a proposta era mais voltada para brincadeiras de ação, daí os termos "action figure" (figura de ação) ou "action soldier" (soldado de ação). Eram heróis de guerras e aventuras, diferentes das "dolls" (bonecas).
G.I.Joes  -  Hasbro
A versão menor dos G.I. Joes (conhecida no Brasil como "Comandos em Ação") surgiu bem mais tarde, em 1982, e os personagens, além de diminuírem de tamanho (passando para a escala 1:18), passaram a ter roupas diretamente esculpidas e pintadas no corpo (em vez de serem removíveis e feitas em tecido), e cada figura se tornou um personagem específico. As embalagens tinham artes conceituais e filecards (cartões de arquivo) diferentes para cada personagem, definindo codinomes, especialidades, habilidades e detalhes biográficos de cada herói ou vilão, incluindo os personagens genéricos (ou "troop-builders"), tais como os Cobra Troopers e os Tele Vipers, por exemplo. Paralelamente, esse universo de personagens passou a aparecer em uma série de histórias em quadrinhos própria (numa parceria entre a Marvel Comics e a Hasbro) e um desenho animado (da Rainbow). A Hasbro licenciou a linha para companhias de outros países para comercialização fora dos EUA. Os moldes eram alugados pela Hasbro e os direitos sobre os personagens também, de maneira que as embalagens e os filecards variavam em relação aos originais americanos e alguns personagens só existiam em certos países.
Existem também estátuas, geralmente de resina:


A minha  coleção  é do filme Toy Story , a coleção definitiva ( Toy Story Definitive Collection). A ultima desta animação, lançada pela Thinkway Toys e importada para o Brasil pela Yellow



Abaixo video feito pelo John Lasseter, diretor de Toy Story e Toy Story II, anunciando a coleção!:
Um brother ae teve a moral de traduzir:


''Oi, sou John Lasseter diretor de Toy Story e Toy Story 2. Vejam isso aqui, são os brinquedos do Andy. Estou tão empolgado, os brinquedos de Toy Story sempre foram muito importantes, eu pessoalmente tenho uma coleção enorme no meu escritório, mas o mais importante é o que eses brinquedos significam para o público? a todos vocês? Uma das minhas melhores lembranças foi quando Toy Story foi lançado, viajei até a Disney World com minha família, pois os estúdios Disney estavam fazendo o primeiro desfile Toy Story,e eu mal podia esperar pra ver meus personagens num verdadeiro desfile da Disney.
De volta, quando passamos pelo aeroporto de Dallas, onde iríamos pegar o avião, e meus filhos me chacoalharam e disse 'pai, pai, olhe ali', e quando eu olhei ví um garotinho acompanhado de sua mãe esperando pelo pai desembarcar de um avião, ele estava segurando um boneco do Xerife Woody, faziam apenas cinco dias que o filme havia sido lançado, e a expressão em seu rosto foi algo que nunca irei me esquecer. Naquele momento eu percebi que Woody, Buzz Lightyear e todos os personagens de Toy Story não pertenciam mais a nós da Pixar, pertenciam a ele, e aquele brinquedo significava tudo para ele, e sinceramente, fiquei pensando naquele garotinho todos os dias em que eu estava aqui na Pixar, trabalhando nos filmes.


E como nos aproximávamos de Toy Story 3 continuei pensando no garotinho e nos brinquedos de Toy Story que existiam por aí e pensei, 'nós podemos fazer melhor'. A Idéia que tivemos é que precisavamos fazer exatamente iguais os brinquedos que Andy sempre brincou, pois nunca haviamos feito isso antes, até agora. Aqui na minha frente agora, estão os brinquedos, idêncticos, lindamente modelados. Twinkiway toys fez um trabalho incrível, e o que tb é muito legal é a embalagem, agora vocês vão ter de fazer o que eu faço, não comprar apenas um, mas dois, um pra deixar na caixa e outro pra abrir e brincar. Se olharem a embalagem, é exatamente igual, como se Andy tivesse comprado na loja, é absolutamente fantástico. Outra coisa muito mais legal nesses brinquedos é que eles possuem dois modos, há o modo brinquedo e modo brinquedo que ganha vida. Eles realmente parecem que têem vida própria. Acho que vocês deveriam ter toda a coleção, é o que eu faria, é o que eu vou fazer. Espero que vocês realmente gostem desses brinquedos, porque eu sei que vou.''


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário